O que é Computação em Nuvens?

O conceito de computação em nuvem "cloud computing, em inglês" refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em rede.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet. Por esse motivo tem o nome de "Nuvem". O uso da Computação em Nuvens é mais viável do que o uso de computadores pessoais.

Num sistema operacional disponível na rede, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à rede. Para acessar a "grande nuvem" de computadores, é necessário somente uma conexão na internet.

Computação em Nuvem no Brasil
Aplicações e plataformas tradicionais sao muito complicadas e caras. Elas necessitam de um data center, um conjunto de softwares complexos e um time de especialistas para administrá-las.

Internet na Nuvem
Este texto explica o que é Cloud Computing e porque ela é mais rápida, mais barata sem consumir seus recursos de TI.

v

Acreditamos que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas como o Office, pois tudo isso será acessível através da internet.

Postagens mais visitadas deste blog

Gifs no alvo da estratégia de marketing das grandes marcas