Market Place | A Revolução das Vendas na Internet

O conceito de Market Place é simples. Um ambiente de varejo online onde diversos lojistas ofertam seus produtos em promoção. Assim fica mais fácil vender seus produtos.

Cada vez mais segmentados são digitalizados, os canais de venda na internet estão em eterna expansão e inovação.



Hoje particularmente, quero ressaltar um modelo de negócio online que vem ganhando força aqui no Brasil e no mundo, conquistando consumidores e investidores. 

 Estou falando do “Market Place”, plataformas colaborativas que funcionam como um conglomerado de varejistas ou profissionais autônomos que vendem seus produtos ou serviços em um mesmo ambiente digital.

A vantagem do modelo é que inúmeras empresas investem e chancelam um só ambiente online dando a ele repercussão, mídia e relevância. Este modelo de negócio online foi difundido pelo Mercado Livre no Brasil, fundado em 1.999 na Argentina, por Marcos Galperin, a empresa funciona hoje em 14 países, tem cerca de 1.600 funcionários e tem um total de 95 milhões de usuários cadastrados de acordo com o ultimo dado informado por eles em 2013. 

 No mundo, o “Market Place” é utilizado há muito tempo e muito antes da internet. Por exemplo, nos E.U.A em 1.896 foi lançado pela Sears, Roebuck and Co. o primeiro catálogo de produtos contendo 532 páginas. 

Neste catálogo haviam os mais variados produtos e a Sears ai lançava o primeiro modelo de vendas colaborativo, tendo em vista que sua especialidade era apenas joias e relógios. 

Os parceiros, foram fundamentais para que a Sears desse certo e se tornasse a queridinha dos americanos! Além disso, os Shopping Centers são exemplos de Market Place físico. 

 O modelo está muito em alta e faz parte da operação de negócio das empresas mais comentadas do momento: Uber, Airbnb, Alibaba, Amazon, B2W, entre outras. Estes players chegam a cobrar até 30% de quem utiliza a ferramenta como meio de obter suas vendas. 

Porcentagem bem diferente se considerarmos, por exemplo, que um Shopping Center cobra, 5% a 8% da receita bruta de cada loja, porém no shopping center o empresário deve pagar o aluguel da loja e outras taxas adicionais. Por isso, se você é um varejista ou prestador de serviço, o Market Place, pode ser uma solução para alavancar suas vendas, mas pelo percentual cobrado ele não deve ser sua única fonte de vendas!

Agora se você é um empresário sério, um investidor, muitos segmentos de mercado estão ai, esperando por um Market Place como Uber ou o Airbnb, que vai revolucionar a forma como as pessoas compram aquele determinado produto utilizando a internet como principal canal de venda.

Se você for qualquer um dos três públicos que citei acima, eu posso lhe ajudar! Conte com a Rede Display da MARKETING DIGITAL 021 para esclarecer qualquer dúvida e desenvolver qualquer projeto online, porque aqui, o seu sucesso é o nosso sucesso! Seja digital de verdade.

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